Leve o que te convém

Como prometido, escrevo sobre a escolha das câmeras.

“qual câmera eu compro?”

 

uma das primeiras perguntas que eu recebo é sempre essa. Em alguns cursos, falamos sobre o uso da compacta, mas sempre tem alguém que fica na dúvida se essa é a melhor, ou aquela “grandona”.

Como eu digo, tudo depende do uso que você vai fazer.

Mas já vou adiantando uma frase que sempre digo, quando me indagam sobre qual a melhor câmera: Independente do modelo, tipo, fabricante, resolução, lente, pixels, a melhor câmera é aquela que você tem nas mãos. 

Sim. e não é pegadinha não. Se você tem uma câmera, qualquer que seja, e pratica e entende como ela funciona, sabe onde estão todos os botões que necessita, você é capaz de fazer o que for necessário com ela. Claro que há limitações, cabe a você entender os limites dela também.

Para complementar: A melhor câmera também é aquela que cabe no seu orçamento. Não adianta pensar que a câmera x é melhor que a y nem a z. Assim você nunca será feliz. Se você consegue pagar já está de bom tamanho. Quem faz a foto ficar boa é o fotógrafo, que entende como a câmera funciona.

E outra e não menos importante: Nada disso serve se você não entender como ela funciona. Então, a ideia é xeretar e entendê-la.

 

É claro que tem câmera que é muito bacana. A ideia aqui não é indicar modelos, nem marcas. Cada um busca o que achar mais interessante para si.

Vamos ver se algumas dicas funcionam:

Tamanho pode não ser documento, mas é volume. Se a intenção é viajar, você não vai querer levar muito peso. Lembre que câmera compacta tem um motivo para ser compacta.

Para aprender a fotografar. Eu sou do analógico. Indicaria uma câmera de filme. Mas para entender como a fotografia funciona não tem nada melhor que uma câmera reflex, digital ou filme.

Se quer uma câmera pequena e não pode/consegue levar tanto peso de uma câmera reflex, aconselho as câmeras mirrorless, que são pequenas mas possuem a agilidade de uma reflex. Você acha o tipo de câmera pesquisando também por MicroFourThird.

Se você quer fotografar sem entender como ela funciona, tem muitas câmeras que fazem o trabalho automaticamente de um jeito muito bacana. É legal testar nas lojas e dar uma olhada nas câmeras de amigos. mas não compre sem pesquisa.

Verifique se o tipo de cartão é vantajoso na hora de passar as imagens para o computador. Para quem tem notebook, alguns já tem entrada para algum tipo de cartão de memória.

Antes de comprar, busque saber vantagens e desvantagens. Tem fóruns de fotografia, pesquise na internet. Existe um site que faz avaliação das câmeras, o dpreview.com

Mais para frente vou escrever um pouco sobre como passar as imagens para o pc, tenho ouvido muito essa dúvida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s